quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um começo, uma percepção, uma ação.

Neste meu primeiro contato, gostaríamos de discorrer sobre o objetivo deste blog e relatar brevemente sobre nossas motivações (e motivadores) neste caminho teórico-metodológico e técnico-prático.

Com relação ao nome do blog, Policiamento & Comunidade refletiu satisfatoriamente, entre outros nomes disponíveis, a idéia de interdependência e corresponsabilidade existentes na tensa relação da atividade policial e da qualidade de vida na comunidade em um Estado Democrático de Direito. Estes serão marcos conceituais os quais discorreremos em nossa jornada.

Bem, os objetivos deste blog contemplam (1) descrever, analisar e contribuir para as estratégias em Polícia Comunitária, (2) realizar apontamentos sobre os eixos estruturantes da Política Nacional de Polícia Comunitária (filosofia, estruturação organizacional, parceria e proatividade), (3) desenvolver estudos de caso na relação polícia-sociedade, inseridos na modalidade de policiamento comunitário, e (4) capacitar operadores de segurança pública e cidadãos para processos de coletivização e mobilizações comunitárias.

E tudo – ou quase tudo – tem seu referencial motivador. Como não seria diferente, o cerne disso está em nossas famílias. Em seguida, encontramos apoio e confiança nos profissionais dos Cursos Formação de Cabos e Sargentos e no de Aperfeiçoamento de Sargentos que tivemos o prazer de conhecer e lecionar. Recebemos, ainda, o estímulo para perseverar dos companheiros de farda (superiores e pares) e dos amigos. Por último, mas não menos importante, na amizade do Aderivaldo Cardoso, irmão em Cristo, mobilizador social em Riacho Fundo-DF, Policial Militar, especialista em Segurança Pública (UnB) e articulador do blog Policiamento Inteligente.

Nossa expectativa é que todo conteúdo que será exposto neste blog, três vezes por semana, possa ser avaliado e aplicado por todos aqueles que almejem uma Segurança Cidadã.

Um abraço a todos,
Os Autores

Um comentário:

  1. Ás vezes, não tenho palavras para agradecer sua admiração, confiança, respeito e amor por minha pessoa. Tenho aprendido a cada dia contigo. Tenho uma dívida que não tenho como pagar, pois você me proporcionou uma das melhores coisas em minha carreira profissional, que foi a oportunidade de um soldado policial militar, ministrar uma palestra para sargentos em um curso de aperfeiçoamento. Não tenha dúvida, que serei um padrinho nessa caminhada, me comprometo a divulgar seu blog e seu trabalho monográfico, assim como vc tem feito comigo.
    Essa caminhada não é fácil, não é pra hoje, mas é para a construção de um futuro melhor para nossa sociedade e nossa corporação.
    Que Deus, nosso senhor e mestre, possa nos conduzir nesse caminho, nos dando equilíbrio e sabedoria para expor não somente nossos pensamentos, mas também o pensamento de uma maioria sem voz ativa na polícia militar!
    abraço do irmão e amigo
    Aderivaldo Cardoso
    Policiamento Inteligente

    ResponderExcluir